Atenção Não deixe de fazer os seus exames mas fique atento ao nosso horário excepcional durante a pandemia de COVID-19.

Atendimento:
Seg. a Sáb. das 7h às 14h00
Coleta: Seg. a Sáb. das 7h às 12h00
Endereço:
Rua Salem Bechara, 143 - Centro, Osasco - SP
Telefone:
(11) 2284-5566
Whatsapp:
(11) 95453-4174
Instagram:

Exames Ocupacionais

Com o objetivo de reduzir o absenteísmo associado a doenças ocupacionais, prevenir acidentes, garantir melhor desempenho dos funcionários e evitar problemas legais relacionados à falta de atendimento médico, os exames ocupacionais avaliam e controlam o estado de saúde dos trabalhadores.

Os resultados dos exames ocupacionais são importantes para visualizar e atestar o estado de saúde do funcionário, identificando possíveis riscos físicos, químicos, biológicos ou ergonômicos, associados ao ambiente ou dia a dia de trabalho. O Ministério do Trabalho e Emprego é o órgão responsável por supervisionar e conferir se os exames ocupacionais estão sendo realizados corretamente.

Há alguns exames que devem ser realizados, obrigatoriamente, por todos os funcionários de uma empresa. São eles:

  • Exame Admissional: sua realização acontece antes que o trabalhador comece suas atividades.
  • Exame Periódico: obrigatório uma vez ao ano, e em alguns casos a cada seis meses ( empresas de alimentação). A principal função do exame periódico é acompanhar a saúde do trabalhador e se detectado, controlar e cuidar de possíveis doenças.
  • Mudança de função: feito antes da data estipulada para que o funcionário mude de função, posto de trabalho ou mesmo de setor, que o coloque em exposição a um risco diferente daquele a que estava exposto antes da mudança.
  • Retorno ao trabalho: exame feito quando o funcionário recebe alta do INSS (de uma doença profissional ou acidente de trabalho).
  • Exame Demissional: tem sua realização efetivada quando o funcionário termina suas atividades na empresa. O importante é ser realizado ANTES da homologação.

 

Exames Complementares ( laboratoriais )

Além desses exames médicos ( Atestado de Saúde Ocupacional) , existem exames complementares, que precisam ser feitos para uma melhor conclusão do ASO. Esses exames são pedidos quando as atividades deixem os trabalhadores expostos a qualquer tipo de risco, podendo ser:

  • Químico
  • Físico;
  • Biológico.

 

Com a realização dos exames, a empresa não só estará cumprindo com as normas e sim, zelando pela saúde do bem mais importante que a empresa possui que são seus funcionários.

WhatsApp Agendar Exame