Mamografia Digital
A qualidade de imagem superior desta técnica de mamografia permite a detecção mais precoce do câncer de mama, especialmente em mulheres com mamas densas. Do ponto de vista do exame, a mamografia digital é como a tradicional. Ambos usam raios X para gerar imagens da mama. No entanto, em vez de utilizar o filme para captar e registrar a imagem, a digital utiliza um detector para capturar e converter os raios X em uma imagem digital.
As imagens digitais são visualizadas nos monitores imediatamente após a exposição, permitindo que o radiologista faça o laudo do exame diretamente do seu monitor, antes mesmo da paciente sair da sala. Além disso, como a tecnologia atual oferece uma variedade de ferramentas para processamento destas imagens digitais, mesmo após o término do procedimento e quando a paciente já saiu da clínica, o médico pode visualizar as imagens e utilizar os recursos de ampliações, zoom eletrônico e ajustes de brilho e contraste, sem prejudicar a qualidade diagnóstica.
Este exame é realizado para diagnosticar e avaliar:
- Analisar mais profundamente o relato de dores na área da mama, ou nódulos palpáveis que podem ser o sinal de algo mais grave
- Analisar alterações na aparência da mama
- Avaliar alterações diagnosticadas em outros exames complementares, como por exemplo, a ultrassonografia
- Homens que tenham percebido algum tipo de alteração nessa area